

Compostagem
Compostagem é um processo que ocorre na natureza, a milhares de anos, através de micro-organismos (microdecompositores/bactérias), é a denominação que se dá para um processo de transformação de resíduos sólidos orgânicos (restos de vegetais das residências, podas de jardins e de quintais), classificados como lixo urbano residencial em adubo orgânico de alta qualidade.
O composto é um fertilizante natural ideal para agricultura, pelas suas excelentes qualidades, melhorando as propriedades físicas, químicas e bioquímicas do solo. É de baixo custo, por ser produzido com matéria-prima de baixo valor econômico, pode-se adubar as plantas com doses consideradas adequadas.
Com a tecnologia Kawashima, podemos obter compostos finais conforme a a sua necessidade, pois conseguimos trabalhar as características de NPK, se forem de interesse.
Conseguimos reduzir o tempo de fermentação, conforme neessidade, para 30 a 45 dias, sendo o padrão de 80a 120 dias.
Podemos compostar diversos tipos de produtos orgânicos, que outras tecnologias não processam, como o Lodo de esgoto, dejetos de suínos, dejetos de gados, cama de frango e outros orgânicos.
Podemos nos adaptar as condições do gerador de resíduos, para que os custos sejam viabilizados, pois podemos realizar a compostagem com equipamentos especializados que oferecem alguns diferenciais e podemos realizar a compostagem sem equipamentos, dependendo da quantidade, podemos utilizar mão-de-obra braçal ou retroescavadeiras. Assim podemos trabalhar os custos para viabilizar o projeto.