

Compostagem
Compostagem é um processo que ocorre na natureza, a milhares de anos, através de micro-organismos (microdecompositores/bactérias), é a denominação que se dá para um processo de transformação de resíduos sólidos orgânicos (restos de vegetais das residências, podas de jardins e de quintais), classificados como lixo urbano residencial em adubo orgânico de alta qualidade.
O composto é um fertilizante natural ideal para agricultura, pelas suas excelentes qualidades, melhorando as propriedades físicas, químicas e bioquímicas do solo. É de baixo custo, por ser produzido com matéria-prima de baixo valor econômico, pode-se adubar as plantas com doses consideradas adequadas.
No Brasil, aproximadamente 5% do lixo sólido orgânico urbano é reciclado ("compostado"). O estado de São Paulo gera em torno de 17 mil toneladas por dia de resíduo urbano, podemos estimar que em torno de 8.500ton/dia, sejam orgânicos, e apenas 4% desta quantidade é destinado para reciclagem. Em Minas Gerais, considerando somente a área urbana, 6% dos resíduos orgânicos gerados são reciclados. Curitiba gera 1.800ton/dia de resíduo urbano, sendo estimado em torno de 900ton/dia de resíduo orgânico e desta porção, apenas 18% é reciclado.
A compostagem possui em média 2,5% da soma dos nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio (NPK). Podendo substituir totalmente o adubo mineral químico, com diversos vantagens. Em média se utiliza 250Kg de NPK por hectar (dependendo da cultura).
No Brasil, a parte orgânica do lixo, corresponde a 50% do peso do lixo coletado.
Quanto mais desenvolvido um país ou mais alta a classe social, menor é a proporção de resíduos orgânicos compostáveis, e maior a de recicláveis (papel, papelão, vidro, metais e plásticos).
A transformação da matéria orgânica em gás carbônico e vapor de água reduz o peso e o volume da pilha de material que está sendo compostado em aproximadamente 60% de seu peso original.
Preparar o composto de forma correta significa proporcionar aos micro-organismos responsáveis pela degradação, condições favoráveis de desenvolvimento e reprodução, ou seja, a pilha de composto deve possuir resíduos orgânicos, umidade e oxigênio em proporções adequadas.